O melhor investimento que o Ser humano deve fazer pensando em plenitude e longevidade é cuidar da sua saúde mental de forma preventiva. E para iniciar essa caminhada não há outra alternativa a não ser se conhecendo. Quanto mais nos conhecemos mais potenciais vamos descobrir e, consequentemente, mais resultados positivos teremos.
Através desse olhar é possível adquirir resiliência e desenvolver cada vez mais inteligência emocional para suportar as demandas que a vida nos traz.Uma boa maneira de construir isso é através do que chamo de tripé da saúde mental.
1- Autoconhecimento
Através do autoconhecimento é possível descobrir melhor sobre sua personalidade, quais são seus medos, limitações, possíveis traumas, o que você gostaria de mudar, do que você gosta, do que você não gosta e o que mais te incomoda. Além disso aprender a importância de assumir as rédeas da sua vida através do autocuidado, autocontrole e autorresponsabilidade.
O autoconhecimento pode ser adquirido sozinho ou com ajuda profissional. Boas fontes de leituras, bons filmes, prática de hobbies, se inspirar em algo ou alguém que acrescente na sua vida, praticar meditação e momentos de solitude são exemplos da busca por si só.
2- Psicoeducação
A psicoeducação é a forma de transmitir conhecimentos e orientações na área da saúde mental, da mente e comportamento humano, tanto aos portadores de transtornos mentais, quanto aos familiares e demais interessados da sociedade. Assim como o autoconhecimento, pode ser adquirido sozinho ou com ajuda profissional.
3- Ajuda profissional
Existem situações em nossa vida em que a saúde mental pode estar comprometida a ponto de trazer prejuízos e sofrimento. Quando isso estiver presente de forma constante e causando disfuncionalidade, pode estar presente algum transtorno mental.
Quando isso acontecer não hesite em procurar ajuda. Liberte-se de qualquer preconceito ou estigma e cuide de você.
E quais são os profissionais preparados para atendimentos em saúde mental? O psicólogo e o médico psiquiatra.
O psicólogo, através da psicoterapia fará um mapeamento da sua história de vida identificando as feridas emocionais e auxiliando a ressignificá-las, para desenvolver mais inteligência emocional.
O médico psiquiatra é o responsável por dar um parecer diagnóstico ao paciente sobre sua saúde mental. Avalia se as queixas, sinais e sintomas que o indivíduo apresenta são normais ou são compatíveis com um transtorno mental. Avalia também, se há ou não necessidade do uso de medicamentos.
Após o diagnóstico o psiquiatra verifica se há a necessidade de medicação ou não, qual medicação, por quanto tempo vai usar e como vai retirar, além disso, orienta com relação às medidas não medicamentosas a serem associadas ao tratamento.
Algumas pessoas podem se beneficiar apenas da psicoterapia, ou seja, não vão necessitar do uso de medicamentos, já outras vão necessitar de ambos.
Fica a pergunta para você refletir: Como anda a sua saúde mental? Tem cuidado dela de forma preventiva? Como anda o seu tripé?