O que é?
A ansiedade é um sentimento comum na vida do ser humano; mas quando atinge níveis elevados torna-se um Transtorno Psíquico que leva a sérios prejuízos físicos, sociais, laborais e emocionais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. São mais de 18 milhões de Brasileiros.
Dentre os tipos de Transtornos de ansiedade temos:
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social, Transtorno de Pânico (TP), Transtorno de Ansiedade de Separação, Mutismo Seletivo, Fobia Específica e Agorafobia.
Causas
Os fatores psicológicos e ambientais têm um papel muito significativo na origem dos Transtornos. Além disso, a busca pelo perfeccionismo, uso excessivo da internet e redes sociais, preocupação excessiva com a autoimagem e beleza corporal, consumismo, desemprego e crise econômica são fatores que contribuem para o agravamento da patologia.
Os principais sintomas da ansiedade são:
Preocupação persistente e excessiva, fadiga, tensão muscular, sofrimento por antecipação, angústia, insônia, inquietude, irritabilidade, sudorese e taquicardia. O Diagnóstico é realizado através de uma consulta com o Psiquiatra.
Tratamento
- Exercícios físicos
- Alimentação balanceada com alimentos ricos em triptofano, vitaminas do complex B, ômega 3, vitamina C, vitamina D, zinco e magnésio
- Cuidados com o sono
- Terapia Psicológica, sendo a mais estudada e eficaz a Terapia Cognitivo-comportamental ( TCC)
- Medicamentos
- Meditação Mindfulnesss
- Exercicios respiratórios
- Conexões sociais saudáveis
- Cuidar da espiritualidade
- Psicoeducação ao paciente e familiares
Orientações importantes
Desenvolva uma atitude mental positiva. O recomendado é focar o pensamento no presente e
viver o agora. As consequências do predomínio em nossa mente de pensamentos positivos são as
emoções, ações, atitudes positivas com melhoria contínua do nosso bem-estar físico, mental e espiritual.




