O que é?
Fobia específica é o medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação, por exemplo, voar, alturas, animais, tomar uma injeção, ver sangue. O objeto ou situação fóbica quase invariavelmente provoca uma resposta imediata de medo ou ansiedade. O medo e a ansiedade são desproporcionais em relação ao perigo real. O medo, ansiedade e esquiva é persistente causando sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Sinais e sintomas
- Ansiedade
- Medo irracional
- Insegurança
- Taquicardia
- Sudorese
- Sensação de desmaio
- Visão turva
- Ataques de pânico
Tipos
Dentre os tipos de fobia, os mais comuns são:
- Acrofobia, medo das alturas;
- Agorafobia, medo de espaços abertos, multidões;
- Aerofobia, medo de voar;
- Aracnofobia, medo de aranhas;
- Astrofobia, medo de trovão e relâmpago;
- Aicmofobia, medo de agulhas/seringas;
- Claustrofobia, medo de espaços confinados ou lotados;
- Hemofobia, medo do sangue;
- Hidrofobia, medo da água;
- Ofidiofobia, medo de cobras;
- Zoofobia, medo de animais;
- Cinofobia, medo de cães;
- amaxofobia, medo de dirigir.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através de uma consulta com o Psiquiatra que vai identificar e caracterizar a gravidade do Transtorno e instituir um plano de tratamento multidisciplinar.
Tratamento
O tratamento do Fobia específica consiste em: Medicamentos prescritos pelo médico Psiquiatra Terapia Psicológica, sendo a mais indicada a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), Terapia de exposição do evento fóbico e de realidade virtual. Além disso devemos destacar a importância da alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, sono de qualidade, exercícios respiratórios para alívio da ansiedade e psicoeducação ao paciente e familiares.




