Ao falar de saúde física é preciso ter em mente que existem três pilares fundamentais. O primeiro deles é o sono. O sono é considerado a menina dos olhos da saúde. Através dele, conseguimos restaurar nossas funções físicas e mentais, consolidar os aprendizados que tivemos durante o dia e eliminar substâncias tóxicas ao nosso corpo.
A privação do sono pode levar ao adoecimento físico e mental, como por exemplo, ter maior probabilidade de desenvolver hipertensão arterial, diabetes, câncer, Alzheimer, ansiedade e depressão. Portanto, cuide bem do seu sono. O recomendado é dormir de 7 a 9 horas por noite, segundo as diretrizes da Associação Brasileira de Medicina do sono.
O segundo pilar é a prática regular de exercícios físicos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), fazer exercícios aeróbicos associados a força de 150 a 300 minutos na semana distribuídos em pelos menos três dias é o ideal para o equilíbrio do corpo.
O terceiro e último pilar é a alimentação saudável. Nós somos o que comemos. Os antigos diziam: “o peixe morre pela boca”.
Alimentos açucarados, gordurosos, defumados, ultra processados, enlatados e embutidos alteram o microbioma (microorganismos e bactérias que habitam no intestino, com a função de auxiliar no equilíbrio da saúde intestinal), causando inflamação e, consequentemente prejuízos no organismo como um todo, tendo em vista que maus hábitos alimentares afetam nossa saúde mental e o sistema imunológico (defesa do organismo contra agentes infecciosos, impedindo o surgimento de doenças).